top of page

Testemunhos

Célia Jorge

49 anos | Analista informática / Programadora 

 

As nossas aulas de Chi Kung, no meu caso, são o retomar de um processo que tem estado menos presente.

Utilizo o de Chi Kung como meio de desenvolvimento pessoal integral, i.e. permitem-me cultivar o meu veículo físico, o elemento da minha manifestação mais ligado à Terra, assim como outros aspetos mais ligados a outros planos de existência.

O que experiencio na minha prática de Chi Kung... quando os movimentos se tornam mais harmoniosos instala-se a sensação de um “borbulhar” de vida pelos vários tecidos do corpo, sente-se o Chi. A mente foca-se nessa deliciosa sensação e o tempo pára, sinto-me além do tempo. A perceção da realidade altera-se a cada experiencia, complementa-se, há um expandir. E, em pequenos passos, vou mudando o meu mundo. Pelo menos, eu sinto assim :-)

 

Deolinda Benedito

62 anos | Empregada de limpeza

 

Faço Chi Kung há dez anos e apenas uma vez por semana, faço porque gosto e porque me sinto bem tanto a nível do corpo como da mente.

Filomena Macedo

 57 anos | Professional de Escritório

 

Na minha ainda recente experiencia da prática nesta aula de chi Kung manifesto assim:

 

'Fonte de bem-estar'

 

'Aula de sábado de manhã. Ótima forma de iniciar o fim-de-semana'

 

'Carregamento de baterias após uma semana de trabalho'

 

'Partilha excelente num ambiente calmo e muito bem-disposto'

 

'Positiva'

 

Muito mais ainda há a dizer....

 

Henrique Teles

45 anos | Militar​

 

Relativamente ao assunto proposto, tenho apenas a dizer quer que, apesar das poucas aulas em que tive o prazer de participar, poderei desde já apresentar aquilo que tenho sentido e vivido nestes tempos após o início.

 

Como não é meu objetivo o desejo pelo desenvolvimento muscular físico, mas sim uma estabilidade física, psicológica e espiritual associado a uma sugestão médica, considerando que as alterações hormonais (hipertiroidismo) me provocaram algum desequilíbrio nestas vertentes, cumulativamente com o “apoio”, (melhor) iniciativa - da minha esposa em iniciar esta prática, resolvi então experimentar estas aulas.

Para além dos benefícios claros para a saúde física apresentados em análises clínicas que efetuei recentemente e cujos valores falam por si, valores que até então não tinham sido estabilizados com medicação própria, levaram-me inclusive a ser questionado pela médica endocrinologista sobre o que me tinha acontecido ou o que tinha feito para apresentar agora estes valores.

 

Também, com a prática do Chi Kung, ainda que recente, verifico objetivamente que, no meu dia-a-dia de stresses e conflitos laborais entre outros de menor calibre, consigo recuperar a minha estabilidade psíquica e emocional permitindo-me também agora ter consciência que tenho agora uma atividade maravilhosa para conseguir atingir um processo de autodescoberta e que me poderá ajudar a encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente.

 

Na prática do Chi, sinto que estou ainda muito “verde” e sinto a necessidade de treinar muito até conseguir estar completamente descontraído e relaxado, para que os movimentos me saiam naturalmente e assim consiga deixar circular toda a energia com mais facilidade.

 

No início fazia um esforço consciente para aprender as posições, o que ainda agora estou a fazer mas pouco a pouco estou a conseguir atingir a necessária leveza e naturalidade do movimento do corpo e vou reconhecendo as posturas e a respiração, cada vez mais descontraidamente.

 

Isaura Rosa

 65 anos | Empresária

 

Desde que comecei com as aulas, há 11 anos, sinto-me mais flexível e com mais facilidade em me movimentar. Depois das aulas sinto-me muito bem, mais leve e relaxada.

Sinto uma grande vontade em continuar pelo bem-estar obtido através desta prática.

Luisa Neto

 61 anos | Professora

 

O Chi Kung (Qigong) é a prática terapêutica que escolhi, há 11 anos, com o objetivo de aliviar as dores na coluna lombar. Além de sentir melhoras consideráveis relativamente ao problema físico, os movimentos e posturas coordenados com a respiração e a concentração têm contribuído para me sentir mais equilibrada psicologicamente, com mais consciência dos meus recursos internos e mais sintonizada com as forças do Céu e da Terra.

Posso mesmo afirmar, que o Chi Kung contribuiu para mudar a minha forma de encarar a vida. Aplicando os seus instrumentos no dia a dia tenho sentido, cada vez mais, a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre esta "arte de manipular a energia (Qi) com êxito".
Agradeço ao mestre Helder pela forma como partilha o seu conhecimento, por me motivar e inspirar.

Luisa Pio

 40 anos | Professora

 

Na minha opinião as aulas de Chi Kung têm contribuído de forma significativa para a minha SAÚDE, em todos os domínios: mental, emocional, espiritual e físico.

Enquanto estou a realizar os exercícios tento pensar no efeito terapêutico dos mesmos no meu corpo. Quando as aulas terminam sinto-me mais leve, calma e com mais energia a fluir em mim.

 

Muito obrigado pelos exercícios e ensinamentos que nos possibilita.

Manuel Rosa

 70 anos | Reformado

 

Comecei a participar nas aulas recentemente, mas já me sinto muito melhor de uma dor que tenho na coluna cervical há muito tempo. Sempre que posso não perco uma aula.

 

Márcia Fernanda Trabulo

52 anos | Técnica Superior Segurança e Higiene no Trabalho

 

Independentemente dos benefícios que trará a sua prática, acima de tudo, para mim, o momento chi kung proporcionado pelas aulas, traduz-se em, tranquilidade e bem-estar.

 

.... para além de ser bonito e harmonioso!

 

 

Maria Clarinda Fernandes

59 anos | Professora

 

Dentro do conjunto de ocupações mais valiosas do meu tempo, encontra-se o chi kung. 

 

Sofria eu muito dos ombros e braços com trinta e poucos anos de idade e os médicos convencionais diziam que era um problema de pessoa de 70 anos e que era incapacitante.

 

Tinha muitas dores, sobretudo na cama e acordava com muita frequência com dores o que me diminuía muito a qualidade de vida (concentração, stress, energia, etc). Tomava anti-inflamatórios, fiz várias fases de fisioterapia e fiz um "tratamento" de litotrícia. Nada resultou. Fui intervencionada a um dos ombros e o médico disse-me que quando eu me predispusesse iria fazer operação ao outro, o que não aconteceu porque após a recuperação daquela cirurgia eu comecei no chi kung.

 

Vou para lá com dores significativas e a intensidade baixa;  se for com pouca dor ela sai. Não tenho dúvidas do efeito

 

O Mestre é simpático, agradável e diversifica as aulas

 

Só tenho a dizer muito obrigada.

 

Maria da Conceição Rodrigues

57 Anos | Professora

 

Considero que a aula de chi kung é momento de bem-estar físico e psicológico que se reflete no dia-a-dia.

Continuação de bom trabalho.

Patrícia Argüello

55 anos | Professora

 

Penso que esta modalidade que pratico há mais de 20 anos, tem sido reveladora de um melhoramento da minha qualidade de vida.

 

A prática de chi kung nestes últimos anos tem sido vivida com harmonia e uma boa energia procurando aprofundar o conhecimento do corpo para poder intervir quando for necessário. A aprendizagem dos diferentes sistemas com a intenção de melhorar o nosso bem-estar é muito significativa tendo em conta o desenvolvimento de uma autodisciplina que nos permitirá fora do contexto de aula desenvolver um treino mais regular e efectivo.

Sofia Moreira

25 anos | Estudante

 

"Ao praticar Chi Kung sinto alívio de alguma agitação interior, sentindo, após a aula, um estado de maior relaxamento e bem-estar".

Tina Lima

50 anos | Assistente Técnico, com a função de Coordenadora Administrativa (Setor Público)

 

  • As aulas de Chi Kung trouxeram-me ao longo de mais de uma década (embora com algumas pausas de percurso) uma aprendizagem ao nível do controlo emocional, nomeadamente em situações de stress. 

 

  • Aprendi a sentir e a ouvir o meu corpo, assim como variadas técnicas de ajuda à minha saúde e bem estar. 

 

  • Praticar Chi Kung representa um equilíbrio para o meu corpo e um alimento para a minha mente. <3 

 

Bem haja Mestre!

 

​© 2015 criado por: Diana Pinheiro

bottom of page